Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Greve do INSS afeta população

Veja quais os mecanismos que os administrados possuem face à greve

Antes de tratar do mérito da questão, é bom salientar que a greve de um órgão do Poder Público nunca poderá afetar a vida da população, especialmente quando tratar do direito à percepção de verba alimentar, como os benefícios pagos pelo INSS.

Desta forma, informo que o mecanismo principal que conseguirá fazer frente ao estágio de perigo posto ao popular se dá por meio do Poder Judiciário, pois quando o Estado, por má-gestão, negar direito líquido e certo, caberá aquele órgão fornecer outros meios de solução.

Portanto, ao observar notícias como a abaixo destacada, saiba de uma coisa: seu direito está sendo violado.

Agências do INSS voltam a funcionar em Ribeirão Preto com 30% de peritos

Após uma greve de quase três meses, os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a trabalhar normalmente nesta quinta-feira (1º) em Ribeirão Preto (SP). Nas duas agências da cidade, o movimento é tranquilo e não houve formação de filas do lado de fora dos prédios, na Avenida Coronel Quito Junqueira e na Rua Amador Bueno.

Apesar da retomada dos serviços administrativos, os médicos peritos do instituto continuam em greve. De acordo com o gerente executivo da regional de Ribeirão Preto, Rui Brunini Júnior, as 14 unidades da região mantém 30% do quadro de peritos prestando atendimento.

A orientação, segundo ele, é que os segurados que dependem de perícia liguem para o número 153 para verificar se há necessidade de reagendamento da consulta. "Estamos fazendo a remarcação antecipada das perícias quando sabemos que o perito não vai estar presente. Tomamos o cuidado de já deixar disponível a informação para evitar o deslocamento desnecessário do segurado", afirma.

Brunini também garantiu que os segurados terão o benefício garantido até a data agendada para a perícia. "Não vai haver cessação de benefício", diz.

A prioridade nos atendimentos, além de usuários que ainda aguardam por perícia, é para aqueles que tiveram problemas com a liberação de benefícios. "Estamos priorizando o atendimento das pessoas que tiveram os seus benefícios bloqueados. A entrega de procurações e diversos documentos foram prorrogadas até o dia 31 de outubro", afirma.

A greve

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada no dia 25 de setembro, após 78 dias de paralisação dos funcionários em todo o país. Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo de 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017.

No início da greve, os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas em todo o país durante a greve.

Peritos

Além dos funcionários administrativos, os médicos peritos do INSS também entraram em greve. A categoria deu início à paralisação no dia 4 de setembro. Entre as reivindicações da categoria, os médicos peritos pedem aumento de 27% e incorporação das 30 horas semanais.

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento, tampouco qualquer negociação com o governo.

Fonte

  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-do-inss-afeta-populacao/251341426

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)